Últimos trechos da Travessia Urbana em Santa Maria avançam e um deles deve ser liberado em março; saiba qual

Últimos trechos da Travessia Urbana em Santa Maria avançam e um deles deve ser liberado em março; saiba qual

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Nesta terça (10) havia movimentação de máquinas e de pessoal no canteiro de obras da trincheira da Uglione. Mesmo cenário em outros dois pontos da obra

As obras da Travessia Urbana em Santa Maria foram retomadas após meses de paralisação por falta de recursos. Equipes das construtoras contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) voltaram a atuar nas passagens inferiores dos bairros Pinheiro Machado e Urlândia, além da trincheira da Uglione, que fará a ligação entre a BR-392 e a BR-158. Conforme o Dnit, os trechos serão liberados à população de forma gradual, à medida que as intervenções avancem. A primeira entrega prevista é a passagem inferior da Urlândia, com expectativa para o mês de março, seguida pela Vasco da Cunha e, por fim, pela trincheira da Uglione.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A retomada das obras só foi possível após a liberação, pelo Congresso Nacional, de cerca de R$ 20 milhões no final de 2025. Com o empenho dos recursos, as construtoras passaram a contar com dinheiro em caixa para executar aproximadamente 2% do total que ainda falta para a conclusão da Travessia. Segundo o Dnit, a obra está com 98% de execução e já teve liberados 14,7 quilômetros de duplicação de pistas, 10,7 quilômetros de vias laterais e 18,5 quilômetros de ramos e acessos, além de 16 viadutos, três pontes e três passarelas nos bairros Parque Pinheiro, São João e Floresta. 


Ainda conforme o órgão, restam a conclusão da trincheira no viaduto da Uglione, partes inferiores dos túneis da Urlândia e da Capitão Vasco da Cunha, além da religação da iluminação entre Uglione e Castelinho, com todas as frentes de trabalho em andamento. Iniciada em 16 de dezembro de 2014, com previsão de três anos de obras, a Travessia completou 11 anos em dezembro do ano passado (sendo 8 anos de atrasos) e já teve um investimento de mais de R$ 450 milhões.


 

Passagem Vasco da Cunha

Comparativo da passagem inferior da Vasco da Cunha em 29/08/2025 e 09/02/2026.

No Bairro Pinheiro Machado, na Rua Capitão Vasco da Cunha, os avanços se concentram na construção do primeiro gabião, que funciona como muro de contenção. O terreno passou por limpeza, já que, com a paralisação das etapas anteriores, houve crescimento de vegetação em uma área onde a obra não havia sido concluída. No ponto, a Rua Capitão Vasco da Cunha, no lado do bairro Juscelino Kubitschek, fica em nível mais alto do que a passagem inferior e, até então, não existia uma ligação adequada entre os dois níveis, sendo o trecho formado por um barranco. Com a retomada dos trabalhos, o local passa por serviços de terraplenagem, com previsão de drenagem e pavimentação na sequência de acordo com o Dnit.


Com a promessa de ser entregue após a finalização no Bairro Urlândia, a passagem poderá ligar os dois bairros de forma mais rápida e evitar grandes retornos para acessar a região.


Passagem da Urlândia 

Na Urlândia, o túnel que passa embaixo da rodovia e liga a Rua Orlando Fração a outra via do bairro teve os trabalhos retomados agora em 2026. Entre os dois pontos em obra, este é o trecho com maior avanço e já entra na fase final de preparação da base para o asfalto. Na semana passada, foi colocada uma camada de piche, faltando agora colocar as camadas de asfalto e a sinalização. De acordo com o Dnit, a liberação deste trecho deve ser feita em março. 

Comparativo da passagem inferior da Urlândia em 29/08/2025 e 09/02/2026.Fotos: Rian Lacerda (Diário)

Durante o período em que a obra ficou sem recursos, o trânsito chegou a ser liberado para veículos leves, mesmo em más condições. Com a retomada dos trabalhos, o Dnit voltou a bloquear o trecho, utilizando uma carga de pedras. Nos próximos dias, devem ser iniciados os serviços de pavimentação asfáltica, seguidos da sinalização e posterior liberação ao tráfego. 


Uglione recebe avanços

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Na Trincheira do Trevo da Uglione, havia movimentação de máquinas e de pessoal nesta terça-feira (10). Os trabalhos estavam sendo realizados na contenção de taludes e nos canteiros centrais onde estão sendo concretados as barreiras divisórias das pistas, do modelo New Jersey (NJ). Em alguns pontos, já há base para posterior colocação do asfalto. A trincheira deve ser a última a ser entregue pelo órgão, com previsão para finalização em maio de 2026.


Quando concluída, o trecho que tem 800 metros ligará a BR-392 a BR-158 em direção à Rua Duque de Caxias e à Estação Rodoviária e vice e versa. Pela trincheira, abaixo do nível do solo, carros e caminhões que vêm de São Sepé poderão passar reto, sem precisar parar, e seguir viagem em direção a Itaara, e vice-versa. Isso deve desafogar a rotatória da Uglione, que será usada para entrar e sair da cidade e para conversões.

Relembre o que falta e o que já foi


O que diz o Dnit

"O Dnit informa que a obra está com 98% de execução. Já foram liberados 14,7 km de duplicação de pistas, 10,7 km de vias laterais, 18,5 km de ramos e acessos (entorno de viadutos e rótulas), além de 16 viadutos, três pontes e três passarelas nos bairros Parque Pinheiro, São João e Floresta. Ainda faltam a conclusão da trincheira no viaduto da Uglione, partes inferiores dos túneis da Urlândia e Capitão Vasco da Cunha, e a religação da iluminação entre Uglione e Castelinho. Todas as frentes de trabalho seguem em andamento.

Ainda faltam a conclusão da trincheira no viaduto da Uglione, partes inferiores dos túneis da Urlândia e Capitão Vasco da Cunha, e a religação da iluminação entre Uglione e Castelinho. Todas as frentes de trabalho seguem em andamento.


Conforme o avanço das obras, os trechos concluídos serão liberados gradualmente para a comunidade. A previsão é de entregas mensais a partir de março. A passagem inferior da Urlândia deve ser a primeira concluída, seguida pela Vasco da Cunha e, por fim, a trincheira da Uglione."


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Últimos trechos da Travessia Urbana em Santa Maria avançam e um deles deve ser liberado em março; saiba qual Anterior

Últimos trechos da Travessia Urbana em Santa Maria avançam e um deles deve ser liberado em março; saiba qual

Programa RS Qualificação Recomeçar oferece cursos gratuitos e bolsa permanência em Santa Maria Próximo

Programa RS Qualificação Recomeçar oferece cursos gratuitos e bolsa permanência em Santa Maria

Geral